Marcus Lima canta
Almir Guineto

Dois anos após sua morte, Almir Guineto vai ganhar uma merecida homenagem. O sambista, fundador do Fundo de Quintal e autor de muitos sucessos, terá sua obra revisitada pelo cantor e compositor Marcus Lima, num show inédito no dia 10 de julho, no palco do Teatro Municipal de Niterói. Essa realização da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Artes de Niterói (FAN) integra uma programação de projetos em prol da valorização da cultura e da música nacionais. No show Insensato Destino – Marcus Lima canta Almir Guineto, o cantor e compositor faz uma imersão no repertório do sambista, um dos maiores representantes do partido alto e do samba de raiz, chamado de “professor” por nomes consagrados como Jorge Aragão, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, a quem ensinou a tocar banjo. “Além de ser um excelente cantor, dono de um timbre grave e marcante, ele foi um artista completo. Revolucionou o samba introduzindo o banjo que ele adaptou com um braço de cavaquinho, dando um som mais encorpado e mais swingado e chamando a atenção pela sonoridade que conseguia. Ele inventou um instrumento novo, que foi incorporado por vários músicos”, explica Marcus Lima. A homenagem contará com a participação especial do também cantor e compositor Almirzinho Serra, filho de Almir Guineto, que após dois anos à frente do grupo Revelação, agora segue em carreira solo.

(Julho/2019) Foto: Aline Ouriques


Marcus Lima recebe amigos para comemorarem juntos os 60 Anos da Bossa Nova

Marcus Lima recebeu recentemente um convite da direção do Teatro Municipal de Niterói para fazer um show em homenagem aos 60 anos da Bossa Nova e pensou imediatamente em convidar os amigos Fernando Merlino (pianista e arranjador) e Mauro Costa Junior (produtor, multi-instrumentista e arranjador) para numa formação minimalista apresentar os clássicos do gênero como ‘Desafinado’ (Tom Jobim e Newton Mendonça), ‘O Pato’ (Vinícius de Moraes) e ‘Samba de Verão’ (Marcos Valle), entremeadas a canções autorais como ‘No retrovisor’ e ‘O sono dos justos’, essa já gravada pela cantora Alcione. No ano de comemoração dos 60 anos da Bossa Nova, o artista homenageia o gênero musical em apresentação única no palco do mais tradicional espaço cultural de Niterói, o Teatro Municipal João Caetano (Teatro Municipal de Niterói). O show vai acontecer na sexta-feira dia 13 de julho, às 20h, e contará com a participação especial da cantora, poeta e atriz Elisa Lucinda.

(Julho/2018) Foto: Babi Furtado


Marcus Lima e Silvério Pontes fazem o show no Lançamento da "agenda da Música Brasileira 2018"

De autoria do jornalista e escritor Luís Pimentel, a Agenda da Música Brasileira 2018 traz fatos e curiosidades sobre a música nacional. São datas, registros de nascimento, morte, gravações, comemorações, festivais e vários momentos marcantes da memória musical do nosso país. “A cada ano, temos uma nova agenda, atualizada com novos artistas, verbetes e acontecimentos, resultando num importante material para pesquisa”, conta Pimentel, que vem editando versões desde 2004. Esse ano o lançamento da Agenda da Música Brasileira 2018 será no dia 30 de novembro, quinta-feira, às 20h, no Bar Itália, em Niterói (RJ), com apresentação do cantor e compositor Marcus Lima e participação especial de Silvério Pontes. A Agenda Música Brasileira 2018 estará à venda no local e também pode ser adquirida pelo site do IMMuB (http://immub.org/).

(Novembro/2017)  Foto: Aline Ouriques